18.12.04

Aprender nos anos 40

Aqui, como podem ver, eu não era “filha da mãe”, era só filha de pai.
É o meu diploma da 4ª classe, o selo é de 5$00, o que para a época, 1943, me parece uma exorbitância.
Afinal fiz mal as contas, uma vez mais, devo ter entrado para a escola ainda com 6 anos.
Andava já na Escola Comercial quando acabou a 2ª Grande Guerra.
Era a Escola Comercial Oliveira Martins, na Rua do Sol, rapazes dum lado, raparigas do outro. Do fundo do recreio via-se o Rio Douro e a margem de V. N: de Gaia.
Já quase a terminar o 3º ano, depois das aulas, ia para o Portuense Rádio Clube dar o meu passo de dança, que sempre gostei de bailar, afinal de contas era só uma passadinha a caminho de casa.
Era chefe de castelo na mocidade portuguesa, 20 a voz de comando, chamada mais tarde de contralto da turma pelo professor, ao enunciar os artigos do código civil e comercial.
No Instituto Comercial ainda comecei a aprender alemão, mas finda a guerra, com a derrota da Alemanha, a cadeira findou e hoje apenas sei contar até cinco e pouco mais.
Mas foi antes de ter o meu primeiro namorado que me fizeram uma serenata…sim uma serenata das autenticas; já vivíamos em S.to Ildefonso e eu só assomei à janela por breves instantes a agradecer, mas o namoro foi mais tarde com um colega do Instituto, que tocava piano e que compôs uma melodia para mim, por sinal muito bonita.
Com os meus pais separados e divorciados mais tarde, era com a minha mãe que a gente aprendia a vida, as normas, as boas maneiras e o que “parecia mal” pois não se esqueçam que estamos no Porto, em meados dos anos 40.

Em 1953 deixei o Instituto para vir para casa fazer o enxoval. O que me ensinaram até aí foi o princípio do que tenho aprendido até hoje e a vontade de continuar a aprender.

5 comentários:

Anónimo disse...

Agora sou eu: como é que os teus pais se conseguiram "divorciar" antes de 1974!?!! _ IO.

Anónimo disse...

conforme documentação enviada por mail a IO, confirmo que meus pais se divorciaram em 1946. Penso que pelo facto de não haver inscrição na certidão de casamento do casamento canónico, segundo a concordata de 1940.
Qualquer achega é benvinda.
th

Anónimo disse...

Só se foi, mesmo, isso, Theo, que os meus pais, de 1969 a 1974, foram apenas separados... o que dava ao antigo 'capo' da família o direito de, ainda, decidir, se ela se podia ou não ausentar da 'província ultramarina'... felizmente que a minha mãe sempre foi tão boa no 'golpe' como eu... _ beijo grande, TD.

Anónimo disse...

Os meus pais, casados respectivamente em 19 de Agosto de 1931, pelo civil e 20 de Agosto de 1931, pela Igreja, não devem ter sido abrangidos pela concordata de 1940. th

Anónimo disse...

1975
Alteração do artigo XXIV da Concordata, passando os casados catolicamente a poder obter o divórcio civil (Decreto-Lei n.º 187/75, de 4 de Abril).

Tirei isto da História das mulheres, obrigada pelo site!! _ IO.