10.4.05

Sopeiras e Magalas


Por causa deles, ao Domingo, namorar só em casa que a rua era para sopeiras e magalas, dizia a minha mãe, que nunca me deixou sair ao Domingo com o namorado.
Maria, que era corcunda, e me ensinou a dançar enquanto cantávamos:
Micas!
Compra-me uns sapatos,
Que sejam baratos
P’ra dançar o charleston...
Nunca foi nossa "sopeira", foi sim a nossa criada de fora, que as havia de dentro também, eram as que tinham cama, mesa e roupa lavada, a troco de todo o serviço.
Tinha casado tarde, e logo que pôde montou o seu próprio negócio, fazendo doces e salgados para festas, casamentos e baptizados como fariam muito mais tarde, depois do 25 de Abril, quantas para sobreviver, as senhoras burguesas, e não só, despojadas que foram dos seus bens e terras, divorciadas dos altos executivos saneados. Muitas dessas senhoras ajudadas pelas tais criadas da (pela) família.
Depois eu cresci e já no pós-guerra, fui estudar à noite, e ajudava a minha mãe na lide da casa, pelo que dispensamos a já nessa altura chamada de empregada e me tornei assim muito “prendada” e no que então se designava por "um bom partido". Um ano antes de casar deixei os estudos e comecei a bordar o enxoval... (suspiro)!

5 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado th por este excelente texto. Já vi que trabalha mais e melhor sob provocação. Cá estarei quando o estado de ânimo me der alegria para a provocar. Beijo amigo do João Tunes.

Bastet disse...

Que bom sentir a história vivida por ti a transbordar de sentimentos :)

th disse...

É, provocada, vou buscar ao sotão vivências que me acorrem como um odor e tenho que me concentar para as revivenciar com algum esforço e às vezes com alguma dor, porque há entes queridos a quem eu precisava de fazer certas perguntas e de repente atravesso os anos e doi-me constactar que já cá não estejam...

Anónimo disse...

Mamã, compra-me uns sapatos
Que estes já estão gastos
de dançar o charleston! _ com a música do 'yes sir, that's my baby, no sir'

Também sei!!, adorei o teu 'post'!!! _ uma sem enxoval...(IO).

Madalena disse...

O meu pai e a minha tia dançavam o charleston!!!!
Beijinho Theo.