21.2.05

Eu sou do tempo...(I)

Pois é, hoje dia de eleições, eu recordo o tempo em que NÃO havia eleições!
Porque eu sou do tempo em que o assunto “ política” era TABU, desconhecido, de apenas uma elite esclarecida e condenado.
-Em que uma pessoa podia ir presa (o avô de meu marido foi) apenas por LHE TEREM COLOCADO UM PANFLETO NA MÃO.
-Em que eram proibidas as greves (por acaso eu participei de uma, na Escola Comercial de Oliveira Martins, no Porto, anos 40)!
-Em que havia "mangueiradas" de água branca em manifestações de rua esporádicas, para depois poder prender este ou aquele...
-Em que frequentar a casa de um amigo, várias vezes preso pela PIDE, chegava a ser um acto de coragem.
-Em que o ajuntamento de mais de 3 pessoas estava absolutamente proibido, tendo nós feito uma festa de Carnaval numa vivenda com portas e janelas completamente cerradas.
Por tudo isto me sinto uma privilegiada por viver em democracia, cujo sabor é por demais saboreado depois de saber como é viver em ditadura.

Sem comentários: