19.2.05

Eu sou do tempo...

-eu sou do tempo em que, não havendo supermercados e ao domingo estava tudo fechado, todos os sábados era preciso ir ao talho comprar a carne para o domingo e prepará-la para não se estragar, pois não havia frigoríficos. Assim, se fossem bifes, era necessário "entali-los"* em azeite, dado que óleo era coisa do futuro.
-…em que sair ao domingo com o namorado me era absolutamente proibido, visto que, como dizia minha mãe: “os domingos são para as sopeiras e os magalas.
-para sair da mesa, no fim da refeição, uma criança tinha que pedir licença aos pais e depois ir dar-lhes um beijo, pedindo a bênção.
-as mulheres SÓ usavam saias, as meias altas eram presas com ligas, só mais tarde vieram as cintas com ligas e os collants; eram imprescindíveis as “combinações”, os saiotes para dar volume às saias de “guarda-chuva”, muito rodadas e minha mãe não ia à missa sem chapéu.

(CONTINUA)


*entalir
Verbo transitivo
-popular=cozer mal (alimentos)
-popular=dar uma leve fervura (à carne) para depois a assar, encalir

1 comentário:

Anónimo disse...

Que giro, th, estou a adorar, go on! _ beijo, IO.