12.12.05

Aroma de Natal



Nos últimos anos, por esta altura, dá-me um enjoo que só me apetece hibernar até Janeiro.
Já ando enjoada de luzes, sempre as mesmas, de música de Natal, sempre a mesma, de enfeites, sempre os mesmos…
Já em fins de Outubro começa a fantochada, denúncia da ganância ou aflição dos comerciantes e falta de discernimento dos compulsivos compradores.
As frases:
Tenho que dar
Tenho que comprar
Não sei o que hei-de dar, são frequentes, para alem de outras denotando que afinal a intenção nem sempre, ou quase nunca é a que deveria presidir às dádivas de Natal.
Nos meus tempos de menina a árvore fazia-se no próprio dia, com a colaboração de adultos e crianças enquanto a consoada era preparada pelas mulheres da casa.
Nos meus tempos de menina só as crianças recebiam no sapatinho as prendas que o Menino Jesus colocava à meia-noite pela chaminé e que logo pela manhã do dia 25 eram a surpresa e a alegria da pequenada.
Tive uma vez uma boneca que minha mãe vestiu em segredo com roupinha feita por ela e pelas empregadas da loja que ela possuía. Já casada tricotei para o meu marido (aí já os adultos recebiam prendas) uma camisola que em segredo me levou meses a fazer.
Agora são as compras à pressão ou á ultima da hora, as exigências dos jovens, as críticas dos adultos…
As prendas deixaram de ser “a lembrança”, para serem aquela obrigação que nos deixa depenados, muitas vezes são dinheiro como resolução fácil ou a pedido.
No meio de todo este enjoo, há dois dias, na Parede, ao passar por uma venda, aspirei o verdadeiro aroma do Natal, nada menos do que os cheiros de pinheiro e ananás juntos.
Eu sei que as coisas mudam, eu gosto que as coisas mudem, mas por favor com amor!
Dêem Amor em cada lembrança de Natal!

2 comentários:

Mocho Falante disse...

é mesmo...recordo tão bem a chaminé lá de casa forrada com papel de embrulho e o meu sapatinho lá colocado para receber a prenda do menino de jesus e não do pai natal como hoje tanto se diz...eram outros tempos era outro amor

beijocas

M.M. disse...

É verdade, a expressão "tenho de" diz tudo, não é? É uma obrigação dar algo material, mas já não é obrigação dar algum espiritual, solidário.
A propósito, esta foto do profile tb já foi minha! Que giro!

Vim aqui parar e gostei. Vou voltar.