24.9.06

Quem quer ir à Guerra...




A Caminho de Guantanamo
Título original: The Road to Guantanamo De: Michael Winterbottom
Com: Riz Ahmed, Farhad Harun, Waqar SiddiquiGénero: Doc, Dra
Classificacao: M/16 GB, 2006, Cores, 95 min.

argumento

Parte ficção, parte documentário, "A Caminho de Guantanamo" é um olhar que nos leva ao interior da mais polémica prisão americana. O filme relata a história de três muçulmanos britânicos que estiveram detidos durante dois anos, em Guantánamo, Cuba, sem qualquer acusação.
Conhecidos como "Os Três de Tipton", numa referência à sua cidade natal no Reino Unido, os três homens tinham deixado o Reino Unido para assistir a um casamento no Paquistão e acabaram capturados e detidos. Foram libertados ao fim de dois anos sem qualquer acusação.
Numa altura em que voltam a estar na mesa as suspeitas de violações dos direitos humanos nas prisões americanas e em que o Presidente George W. Bush admite estar a "estudar todas as possibilidades" para Guantanamo, antevendo a hipótese do seu encerramento, o filme de Michael Winterbottom ("9 Canções", "24 Hour Party People") lança novas achas para o debate. "A Caminho de Guantanamo" ganhou o Urso de Prata para Melhor Realizador no Festival de Berlim, em 2006.
......................................................................
Quem vai à Guerra dá e leva...sempre ouvi dizer, mas neste caso ocorre-me pensar que há quem seja fanatizado para servir de bomba-suicida e há aqueles jovens que brincam às escaramuças, como muitas vezes os vemos nos telejornais pelas ruas vermelhas de terra e de sangue.
Estes "Três de Tipton" iam "ajudar" à causa, eram muito jovens e queriam saber afinal como era. Não eram de todo inocentes.
Apanhados, foram tratados como terroristas, com o tratamento que o medo e a dúvida inspiram, e se nós sabemos desde aquela data o quão latente estava o medo e a necessidade de vingar as vítimas do 11/9.
Com os próprios a narrar o acontecido que bons actores interpretam de tal forma que poderiam ser eles mesmos, o filme leva-nos com realismo até ao Afganistão dos Talibans.
Não fui ludibriada pela qualidade do filme inglês, que me levou a ver este, e não penso que a classificação para M/16 esteja correcta, tanto o horror que passa por essas televisões com classificações bem mais soft.
Um óptimo documentário se assim o entenderem.

Sem comentários: