24.4.06

O Esquecido

Retirado de O Mirante



Arquivo: Edição de 08-02-2006


SECÇÃO: Sociedade


Militares retiraram imagem e chaimite do armazém da Câmara de Santarém
Estátua de Salgueiro Maia guardada pela Cavalaria
A estátua do capitão Salgueiro Maia foi transferida quinta-feira do armazém da Câmara de Santarém para as instalações da Escola Prática de Cavalaria (EPC), em Santarém. O mesmo aconteceu com o veículo militar chaimite que acompanhava a imagem do capitão de Abril.
O conjunto vai ficar à guarda dos militares até ser colocado no novo local que lhe foi destinado: um pequeno espaço à entrada da cidade para quem vem do Cartaxo via Estrada Nacional 3. Em frente à Praceta Pedro Escuro vai ser criado um jardim com cravos evocativo do 25 de Abril e do papel que Salgueiro Maia e a Escola Prática de Cavalaria tiveram na revolução.
Inicialmente estava prevista a colocação da imagem no Largo Infante Santo, em frente à EPC, conforme deliberação unânime da câmara em Agosto último. A estátua do Infante Santo aí exposta seria transferida para o Largo Cândido dos Reis, onde a estátua de Salgueiro Maia esteve até ao Verão de 2004.
Na altura o espólio foi removido devido à construção de uma rotunda, tendo sido remetido para o armazém municipal. Local onde ficou guardado em condições consideradas pouco dignas pelo novo presidente da Câmara de Santarém, Francisco Moita Flores (PSD).
A estátua encontrava-se parcialmente tapada com um feltro e com uma palete em cima quando o presidente da câmara deu com ela. Na altura, visivelmente indignado, Moita Flores apontou baterias à anterior gestão autárquica: “Estou chocadíssimo. Estes são os ideais de esquerda de algumas pessoas que enchem a boca de 25 de Abril e de Salgueiro Maia”, afirmou.
A operação de transferência da chaimite e da imagem para a EPC decorreu na manhã de quinta-feira, 2 de Fevereiro, e envolveu cerca de uma dúzia de militares. A estátua foi transportada num camião, enquanto a chaimite foi rebocada por outra viatura da EPC.

Sem comentários: