16.7.06

Férias Gastronómicas

De volta ao trabalho, depois de um período de férias, e como tinha prometido a mim mesma, vou começar a postar nos meus blogs que, coitaditos, teem andado muito desprezados.
As minhas férias foram sobretudo umas férias gastronómicas, até tirei fotografias.
Comecei por Almeirim e a sopa da pedra, com as indispensáveis caralhotas (o pão da região).
Estive na Feira da Agricultura de Santarém onde me foi dado comer pela primeira vez este ano umas deliciosas sardinhas assadas na companhia dos amigos Web, Webina e Webita. Havias animais e cortejo de carros de bois com gente trajada a rigor.
No dia seguinte foi a vez do “Mangusto” (ou magusto), uma espécie de açorda com esparregado de couves, de origem escalabitana.
Seguem-se as receitas e as fotos, os outros sítios virão depois…BOM APETITE!


(as fotos não entram, depois coloco)



Sopa de Pedra

ALMEIRIM

Ingredientes:Para 8 a 10 pessoas

1 litro de feijão encarnado ;
1 orelha de porco ;
1 chouriço negro (de sangue da região) ;
1 chouriço de carne ;
150 g de toucinho entremeado ;
750 g de batatas ;
2 cebolas ;
2 dentes de alho ;
1 folha de louro ;
1 molho de coentros ;
sal e pimenta

Confecção:

Se o feijão for do ano, não necessita ser demolhado. Se for duro, põe-se de molho durante algumas horas.Escalda-se e raspa-se a orelha de porco.Leva-se o feijão a cozer em bastante água juntamente com a orelha, os chouriços, o toucinho, as cebolas, os alhos e o louro. Tempera-se com sal e pimenta. Se for necessário juntar mais água, deve ser sempre a ferver.Quando a carne estiver cozida, retira-se e introduzem-se na panela as batatas cortadas aos quadradinhos e os coentros picados. Deixa-se cozer a batata.Assim que se retirar a panela do lume, introduzem-se as carnes previamente cortadas aos bocadinhos e uma pedra bem lavada, que deve ir na terrina.
Esta receita foi especialmente cedida por José Manuel Toucinho, proprietário do célebre restaurante Toucinho de Almeirim.
Acompanhe com: Encosta do Cedro '98 - Doc Ribatejo
fonte: Editorial Verbo


Magusto ou Couves a Murro

ALCANHÕES

Ingredientes:Para 6 pessoas

4 batatas médias ;
1 cebola ;
1 tomate ;
2 couves portuguesas ;
2 dentes de alho ;
5 dl de azeite ;
1 malagueta ;
750 g de pão de trigo ;
300 g de pão de milho

Confecção:

Separam-se as couves e dá-se-lhes um murro (pancada com o maço dos bifes) nos talos. Apertam-se as folhas da couve em molho com a mão esquerda (como quem vai cortar caldo verde). Puxam-se um pouco as folhas de couve e dá-se-lhes um murro, partindo-as nesse sítio com a mão, repetindo esta operação até ao fim das folhas.Leva-se um tacho ao lume com água temperada com sal, com as couves, as batatas cortadas aos quadradinhos e a cebola e o tomate ás rodelas.Quando tudo estiver cozido, retira-se o tacho do lume e avalia-se a quantidade de água relativamente à quantidade de pão. Se for necessário, junta-se nesta altura mais água, não sendo indicado fazê-lo mais tarde.Introduz-se o pão (de trigo e de milho) cortado aos bocadinhos e mexe-se tudo, esmagando de modo a obter-se uma espécie de açorda. Rega-se então com o azeite e juntam-se os dentes de alho esborrachados e a malagueta (cornicho) ou pimenta. Envolve-se tudo muito bem e leva-se o tacho novamente ao lume a ferver, mexendo bem.Come-se com um garfo, mas o preparado não deve ficar muito seco.Acompanha-se com sardinhas assadas.
Acompanhe com: Vale d' Ana '99 - Regional Ribatejo
fonte: Editorial Verbo


(as fotos, que não consegui meter aqui estão no rás-te-parta)


Sem comentários: