5.8.06

Responsos




ORAÇÃO PARA PARAR DE TREVOJAR

Santa Bárbara se levantouSuas santas mãos lavouSeu cajadinho pegou Nosso Senhor encontrouE lhe disse:- Bárbara onde vais?- Eu convosco Senhor vouAbrandar as trovoadasQue sobre nós andam armadas- Leva-as para monte maninhoOnde não haja pão nem vinhoNem eira nem beiraNem raminho de oliveiraNem bafinho de meninoNem coisa de cristandadePara que se lembre da Santíssima TrindadePai, Filho e Espírito Santo.
…………………………………………………………………



RESPONSO DE SANTO ANTÓNIO



Quando se perde alguma coisa reza-se o responso se Stº António e o que se perdeu aparece.
Ó meu Padre Stº AntónioPor o monte andastesO vosso livrinho vós perdestesEm volta dele vós voltastesEncontrastes a Nossa SenhoraE ela de Disse:- Volta atrás o teu livrinhoEncontrarás e pedirás três coisasO vivo guardadoO perdido achadoE o esquecido lembrado
Reza-se três vezes seguidas de três Pai Nossos e três Avé Marias.
………………………………………….


Eram estas as duas orações que eu ouvia de minha mãe desde pequenina.
Quando se perdia alguma coisa ela amarrava um pano à volta duma perna duma mesa e recitava o responso a Stº António e só o retirava quando o objecto aparecesse.
Já a oração a Santa Bárbara sempre que trovejasse era ouvi-la a rezar entre dentes a dita oração, e por esse motivo eu nunca aprendi direito as palavras que ela dizia, e para a transcrição acima me valeu o google.pt…
De vez enquando vêem-me estas lembranças e é como uma espécie de homenagem a minha mãe que aqui vos deixo estas palavras.

4 comentários:

Luisa Hingá disse...

Risos... Posso copiá-los?

Beijinhos
Luísa

Mocho Falante disse...

são tradições que deveria ser proibido o tempo apagar...bem recordado

beijocas doces

Unknown disse...

tenho muitos interesses de saber sobre o responso, que a mulher que está rezando vê onde está o perdido ou roubado, meu padrinho perdeu a carteira mandou rezar responso, a mulher falou que estáva em baixo de uma poltrona, parecia. procurou por tudo quando viu estava de baixo do acento do carro, Acho isso muito interessante.

FOR GATE disse...

O responso é muito interessante. Nao sei se acredito bem mas fiz-o, e por incrivel que pareça resultou.Foi uma pequena historia..o meu cao desapareceu por duas vezes e fiz o esponso e resultou....por acaso a minha mae falou nisso e fui pesquisar na net e entao encontrei este blog e tirei de net o responso e resultou. Os meus sinceros parabens por este bolg.